sábado, 15 de dezembro de 2012

Pedra de Dezembro - Turquesa

A Turquesa é a pedra do mês de Dezembro e também a gema do 11° aniversário de casamento.

A Turquesa é conhecida desde a antiguidade e utilizada como amuleto e pedra de ornamento.
A palavra turquesa significa " pedra turca" e era considerada  a " pedra da sorte" pelos turcos.
A Turquia não é fonte de turquesa, mas foram provavelmente
os comerciantes turcos que introduziram a turquesa na Europa.
Essa pedra era muito valorizada pelos povos orientais e astecas, mas só mais tarde é que começou a ser considerada como amuleto na Europa.
É possível que isto tenha ocorrido devido  á influência da Igreja Católica. A turquesa já era comercializada a vários séculos e comprada na Europa , mas só no século XIV quando a influência da Igreja começou a diminuir é que esta pedra começou a ser utilizada em joalheria.
Nos países orientais acreditava-se que a turquesa protegia o seu possuidor de influências negativas e pensava-se que mudava de cor de acordo com a saúde dele. Uma outra crença semelhante é que a pedra avisava da aproximação de perigo. Esta crença pode estar ligada ao fato de que a cor de algum tipo de turquesas muda mediante diversos fatores, como o calor, a luz e transpiração. Uma pessoa que possuísse uma pedra de uma destas variedades, ao ficar com febre e ao transpirar como resultado disso, iria fazer com que a pedra mudasse de tonalidade.
Os astecas, assim como os povos nativos da América do Norte, utilizavam a turquesa como amuleto protetor. 
Os astecas não limitavam o uso da turquesa a amuletos e utilizavam-na para armas, escudos e provavelmente em objetos cerimoniais.
Na Pérsia a turquesa era amplamente utilizada para objetos decorativos que incluia a decoração de edifícios.
Os Egípcios também utilizavam bastante a turquesa. Para além de todos os usos ornamentais também era considerada um amuleto por estar associada a Deusa Ísis.


Para os místicos

Considerada uma poderosa pedra curativa, auxilia nos tratamentos de olhos e de todos os órgãos da região do tórax, além do pescoço. Absorve energias negativas. Equilibra as emoções e proporciona clareza na expressão dos pensamentos. Sua cor se altera como prenúncio de alguma doença ou ocorrência desagradável para seu portador. Relacioná-se à proteção, ao amor, ao companheirismo, prosperidade e dá sorte: traz alegria e descontração. Atrai sorte, beleza e serenidade de quem a possui. Quando presenteada, concede riqueza e felicidade. Equilibra energias Yin/Yang. Excelente harmonizador espiritual.
Os turcos a chamavam de fayruz, ou seja, " pedra da sorte". Recomenda-se que os anéis de turquesa seja, retirados antes de lavar as mãos. Ela possui uma umidade natural que pode ser perdida ao longo dos anos.
Na idade média, acreditava-se que a turquesa aliviava a melancolia e também protegia quem sofria de doenças cardíacas. Entre os maometanos, existe a crença de que a turquesa foi escolhida para ser incrustada nos trechos do alcorão. Como tem fosfato, confere poderes cerebrais ,aos apurados. Chamada de " pedra dos anjos", possibilita a quem possui,  atrair  a proteção dos seres angélicos.






Bibliografia consultada
O livro das pedras sagradas
Enciclopédia de Cristais, Pedras preciosas e Metais
A magia das energias



Nenhum comentário:

Postar um comentário